Você já ouviu falar de “pais helicóptero”?

Publicado em 17 de julho de 2018 às 17:52

 

Conforme Nicole B. Perry, PhD da Universidade de Minnesota, e principal autora do estudo, “nossa pesquisa mostrou que as crianças com ‘pais helicóptero’ podem ser menos capazes de lidar com o amadurecimento, especialmente no complexo ambiente escolar”. Nicole ainda salienta que “as crianças que não conseguem controlar suas emoções e comportamento são mais propensas a agirem dessa maneira na sala de aula, elas têm dificuldade em fazer amigos e se desenvolverem na escola”.

 

É preciso que os pais compreendam que os filhos necessitam que os responsáveis sejam sensíveis às suas necessidades, reconhecendo quando eles são capazes de administrar determinadas situações e terão apoio quando problemas emocionais se tornarem desafiadoras demais. Isso, conforme os especialistas, ajuda na capacidade da criança lidar sozinha com os desafios à medida que crescem, melhorando a saúde mental e física, os relacionamentos sociais e o sucesso acadêmico.

 

 

Estudo

 

Para realizar o estudo, foram necessários oito anos de acompanhamento de 422 crianças. Elas foram avaliadas nas idades de 2, 5 e 10 anos, como parte de um estudo de desenvolvimento social e emocional. As crianças do estudo eram predominantemente brancas e afro-americanas, e tinham origens economicamente diversas. Os dados foram coletados a partir de observações de interações entre pais e filhos, respostas relatadas pelos professores e pelas crianças quando elas já tinham dez anos de idade.

 

No período das observações, a equipe de pesquisa solicitou aos pais e às crianças que brincassem da mesma forma que em suas casas. Então foi observado que “o comportamento dos ‘pais helicópteros’ incluíam a constante orientação de seus filhos, mostrando a eles com o que brincar, como brincar com um brinquedo, como limpar após as brincadeiras e ser muito rígido ou exigente (…). As crianças reagiram de várias maneiras. Algumas se tornaram desafiadoras, outras foram apáticas e outras mostraram frustração.”

 

 

Análise

 

No levantamento dos dados recolhidos, em relação ao desenvolvimento das crianças, os pesquisadores fizeram três observações no controle excessivo dos pais:

 

Aos dois anos, foi associado a uma regulação emocional e comportamental ruim quando elas chegaram aos cinco anos de idade. Aos cinco anos, quanto maior a regulação emocional da criança, menor a probabilidade de ela ter problemas emocionais, resultando em melhores habilidades sociais e produtividade na escola aos dez anos. Aos dez anos, assim como aos cinco anos, as crianças com melhor controle dos impulsos eram menos propensas a enfrentar problemas emocionais e sociais, e tinham maior probabilidade de se saírem melhor na escola.

 

Fonte: G1

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