Quem somos

Nos anos 90, a indústria brasileira vivia um novo ciclo de crescimento econômico e a demanda por produtos e serviços dos setores calçadista, vestuário, metalúrgico e moveleiro era crescente, principalmente em cidades polo-calçadista, como Birigui, reconhecida como a Capital Nacional do Calçado Infantil, onde se multiplicavam fábricas e bancas produtoras de calçados por toda a cidade.

Satisfeitos com a expansão calçadista, mas, por outro lado, preocupados com a informalidade e a crescente utilização da mão de obra infantil na cidade, os empresários do setor conhecem, no polo calçadista de Franca (SP), o projeto Pró-Criança, que desenvolvia ações sociais, fiscalizava e inibia o uso da mão de obra infantil na cidade.

Assim, com a grande proposta de prevenir e erradicar o trabalho infantil ilegal e apoiar ações de inclusão social de crianças e adolescentes, em 28 de dezembro de 1999, o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui – SINBI, traz para o município, como seu braço articulador e social, o Instituto Pró-Criança de Birigui. Desde então, muitas atividades são desenvolvidas, como as auditorias anuais em fábricas e a conscientização comunitária de valorização da criança e do adolescente.

Além disso, através de parcerias com as empresas da cidade, o Instituto Pró-Criança apoia e incentiva o uso do selo “Empresa Comprometida com a Proteção e a Educação da Criança”. Trata-se de uma declaração que as empresas recebem e exaltam na comercialização de seus produtos e serviços, tanto nacional como internacionalmente, pela não utilização de mão de obra infantil.

Com o passar dos anos, o Pró-Criança de Birigui ampliou significativamente suas atividades sociais e culturais e atualmente atende 80 pessoas, entre crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social.  Todos recebem, gratuitamente, intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais, de interação, aprendizagem, sociabilidade, proteção e convivência sociais, participação cidadã e formação geral para o mundo do trabalho. Muitas ações são extensivas aos pais e responsáveis, visando promover a integração familiar no processo. As crianças e adolescentes matriculadas no Instituto são acolhidas de acordo com a situação socioeconômica de suas famílias.

No desenvolvimento de suas ações, o Pró-Criança de Birigui conta com o apoio das empresas da cidade, da rede de parceiros e associados e da equipe permanente de profissionais que não mede esforços para lapidar a formação, levando esperança e dignidade a todas as crianças e adolescentes envolvidos em seus projetos.

Tais atividades são realizadas graças a doações, recursos da iniciativa privada, contribuições dos associados, destinações de Imposto de Renda (IR) e eventos promovidos pelo próprio Instituto. Seu Conselho Diretor tem mandato de quatro anos e, para transparência dos seus atos, instituições da sociedade civil e representantes do poder público compõem o seu conselho consultivo comunitário, de onde são eleitos os membros do conselho fiscal.

O Instituto Pró-Criança de Birigui, braço social do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário, foi criado em 28 de dezembro de 1999, com a finalidade de articular e apoiar ações em todos os setores que contribuam para inclusão social das crianças e adolescentes.

Para cumprir seus objetivos o Instituto conta com o apoio de indústrias da cidade e uma rede de parceiros, envolvendo empresas, entidades e profissionais liberais que propiciam atendimentos nas áreas de educação, saúde, esportes, cultura e lazer.

Assine nossa newsletter






    +55 (18) 3649-8006
    @procriancabirigui
    /procriancabirigui
    Apoio
    2017 - Pró-Criança - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação