Saiba como eliminar as mentiras das crianças

Publicado em 18 de setembro de 2018 às 12:08

Todos já fomos crianças. E sabemos que, ao fazermos algo errado, a primeira coisa que fazíamos era criar uma “mentirinha” para não levarmos a culpa sobre o erro.
Mas os motivos para os pequenos mentirem não param por aí. Por exemplo, no período dos 3 aos 7 anos, pode haver o impulso de inventar histórias.

Depois dessa faze vem as mentiras dos dez anos, momento da socialização na escolinha e em função de outras atividades, podem surgir à necessidade de autoafirmação. Assim, a mentira pode ser o artifício usado para conseguir o que querem dos pais, por exemplo.

Independente da idade é muito importante entender que os rótulos devem ser evitados. Assim, como a distinção entre o que é certo ou errado, a garotada está em processo paralelo de assimilação das informações. Portanto, dizer que alguém é mentiroso sugere uma característica imutável quando na realidade o comportamento pode ter sido pontual.

Segundo especialistas, é possível intervir para que a criança não se transforme em um adulto mentiroso por insegurança ou baixa autoestima. Nesse aspecto, é necessário atuar com exercícios que estimulem a comunicação assertiva e a autoestima desde a infância, além de desenvolver empatia, entender e controlar as emoções.

Porém, quando a criança mente é importante manter uma postura aberta para abordar a situação.

É importante que ela entenda as consequências da mentira para os outros e para si mesma. Isso pode ser feito a partir de exemplos comuns e práticos da rotina dela, para que se aproxime de sua realidade. É importante também ensiná-la a se responsabilizar por suas atitudes. Evite contar pequenas mentiras, para que o ato não seja naturalizado.

A importância do enfrentamento ao trabalho infantil

Publicado em 15 de março de 2024, às 16:08

De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]

Campanha “Faça Bonito” 2023 – Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Publicado em 13 de julho de 2023, às 09:46

Nos dias 18 e 19 de maio as crianças e adolescentes do Instituto Pró Criança participaram de passeatas e palestras da campanha “Faça Bonito”, que tem como objetivo a conscientização e prevenção do abuso sexual. Recebemos a visita ilustre da Conselheira Tutelar Silmara Coalhato, para a Palestra de Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração […]

Assine nossa newsletter






    +55 (18) 3649-8006
    @procriancabirigui
    /procriancabirigui
    Apoio
    2017 - Pró-Criança - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação