Férias escolares: Saiba os cuidados ao soltar pipas

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 14:36

Empinar pipas ainda é uma brincadeira comum nas férias escolares em boa parte das cidades brasileiras. Mas, é preciso tomar cuidado para evitar acidentes. São fios elétricos, linhas com cerol e diversos outros problemas que podem ser causados à população.

Cuidados a serem tomados

A CPFL Paulista ressalta que os desligamentos causados pelos objetos poderiam ser evitados se alguns cuidados fossem adotados. É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, preferencialmente áreas planas, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento, evitando inclusive os atropelamentos.

Outra preocupação é em relação ao papel utilizado, pois o papel alumínio, ou mesmo papel laminado, são condutores elétricos. Enroscadas nos cabos da rede elétrica, muitas pipas continuam a causando interrupções meses depois de terem sido perdidas. Isso ocorre porque a linha, enrolada nos cabos elétricos, se torna boa condutora de energia quando chove.

O uso do cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da chamada “linha chilena” deve ser evitado. No Estado de São Paulo, utilizar cerol é considerado crime, e sua formulação pode conter limalha de ferro, que provoca curtos-circuitos e choques elétricos. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acontecer de o brinquedo ficar preso na rede, a melhor coisa a fazer é dá-lo como perdido. A tentativa de recuperação pode provocar acidentes de grandes proporções, inclusive com vítimas, além de interrupções no fornecimento de energia.

Saúde em primeiro lugar

O corpo de bombeiros afirma que cuidados são de extrema importância nessa época do ano. A orientação é para que as pessoas não soltem pipas em dias nublados e de chuva, principalmente se houver relâmpagos.

Evitar brincadeiras perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos e procurar locais abertos como praças e parques para a prática da atividade é essencial.

As crianças devem ser orientadas a dar preferência para os papagaios sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende aos fios, ocasionando acidentes.

Fonte: CPFL

A importância do enfrentamento ao trabalho infantil

Publicado em 15 de março de 2024, às 16:08

De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]

Campanha “Faça Bonito” 2023 – Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Publicado em 13 de julho de 2023, às 09:46

Nos dias 18 e 19 de maio as crianças e adolescentes do Instituto Pró Criança participaram de passeatas e palestras da campanha “Faça Bonito”, que tem como objetivo a conscientização e prevenção do abuso sexual. Recebemos a visita ilustre da Conselheira Tutelar Silmara Coalhato, para a Palestra de Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração […]

Assine nossa newsletter






    +55 (18) 3649-8006
    @procriancabirigui
    /procriancabirigui
    Apoio
    2017 - Pró-Criança - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação