Férias escolares: Dicas de brincadeiras saudáveis e inteligentes para esse período do ano

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 11:21

É chegado o período mais esperado do ano pelas crianças: as férias escolares! Porém, para algumas famílias esse momento é motivo de muita preocupação.

O que fazer com os filhos em casa? Como administrar os desejos das crianças de aproveitar ao máximo os dias longe da escola com a rotina familiar?

Não existe uma receita, mas uma coisa é certa: mesmo nos dias de folga é preciso manter uma rotina para conseguir administrar esse período.

Elabore com as crianças um planejamento dos dias e semanas que estarão longe da escola, coloque algumas tarefas a serem cumpridas e as atividades que poderão desenvolver em cada dia.

Pense em momentos dentro e fora de casa e, não se esqueça de deixar alguns momentos livres, para que a criança escolha o que fazer.

Insira no planejamento momentos de leitura e estudo, afinal ninguém tira férias de aprender!

Aproveite esse período para ficar mais próximo das crianças e trocar experiências com elas, escolha atividades que consigam desenvolver juntos.

Determine momentos ao ar livre para que possam usufruir das belezas da natureza, na correria do dia a dia deixamos de contemplar o belo, então esse período torna-se perfeito para desenvolvermos esse olhar.

Brincadeiras para as férias escolares

Mas se o jeito for ficar em casa, sugerimos algumas brincadeiras para tornar esse período bem divertido:

  • Acampe com as crianças na sala! Espalhe colchões, elabore cabanas com cadeiras e lençóis e desenvolva o pensamento criativo, as crianças vão gostar!
  • Tire um dia para preparar delícias na cozinha, peça ajuda para os preparos de receitas especiais de férias como bolos, bolachas, pãezinhos e lanches. Aproveite para falar da importância dos alimentos e de se alimentar de forma saudável.
  • Leve-os para brincar ao ar livre, parques, hortos e praças são ótimas opções. Faça um piquenique e deixe as crianças aproveitarem a natureza, momentos assim contribuem para desenvolver um olhar contemplativo, que alivia o estresse e ansiedade.
  • Faça sessões de cinema, procure filmes que contribuam para o conhecimento das crianças e divirta-se com elas. Os filmes envolvem as crianças nas histórias que contam e assim, estimulam a se colocarem no lugar do personagem, assim, desenvolvendo sentimento de empatia.
  • Visite amigos, primos e familiares e aproveite para convidá-los para uma visita também, aproveite para estimular o desenvolvimento as relações interpessoais das crianças, o saber falar e não impor as ideias e o saber ouvir.
  • Invente brincadeiras, jogos e atividades que podem ser dirigidas ou mesmo livres, o importante é que sinta que seus dias estão aproveitando seus dias de forma construtiva e saudável.

As brincadeiras, além de animar as férias, aproximam a família, contribuem para o fortalecimento das relações saudáveis e são excelentes para desenvolver a autoconfiança e autoestima nas crianças.

Brincadeiras saudáveis levam as crianças a desenvolverem sua inteligência de forma criativa e divertida, afinal, férias escolares é momento de brincar!

Fonte: escoladainteligencia

A importância do enfrentamento ao trabalho infantil

Publicado em 15 de março de 2024, às 16:08

De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]

Campanha “Faça Bonito” 2023 – Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Publicado em 13 de julho de 2023, às 09:46

Nos dias 18 e 19 de maio as crianças e adolescentes do Instituto Pró Criança participaram de passeatas e palestras da campanha “Faça Bonito”, que tem como objetivo a conscientização e prevenção do abuso sexual. Recebemos a visita ilustre da Conselheira Tutelar Silmara Coalhato, para a Palestra de Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração […]

Assine nossa newsletter






    +55 (18) 3649-8006
    @procriancabirigui
    /procriancabirigui
    Apoio
    2017 - Pró-Criança - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação