A importância do desenho na infância

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 17:54

A maioria das crianças adora desenhar. E essa atividade, além de lúdica e divertida, também é uma importante forma de expressão. Através de uma observação atenta dos desenhos da criança, os país conseguem se aproximar mais delas e entender melhor o que se passa em seu mundo.

Por mais falantes que algumas crianças sejam, nem sempre elas expressam tudo o que sentem através da fala. Às vezes podem acontecer situações que, por alterar os sentimentos delas, acaba inibindo a expressão direta.

Porém, por meio dos desenhos, elas podem revelar o que se passa em sua mente e seu coração. Daí a importância de os pais estarem atentos aos desenhos das crianças e, melhor ainda, sentarem periodicamente para desenhar com elas e estreitar esses laços. O próprio fato de a criança preferir desenhar isolada, por exemplo, pode sinalizar que algo não vai bem.

Quando os pais desenham com os filhos, estão criando um momento importante de integração familiar, no qual podem entender os sinais que as crianças passam através dos seus desenhos e pinturas. Aproveitando o uso de cores e formas escolhidos pela criança, os pais podem puxar assunto, perguntar o que significa um determinado desenho ou até mesmo o porquê de uma sequência de páginas em branco, por exemplo. Caso os pais percebam algo estranho no comportamento ou através dos desenhos da criança, o ideal é procurar avaliação de um profissional.

Na maioria dos casos, desenhar com as crianças será uma ótima terapia para pais e filhos, um momento de descontração e diversão, no qual se deixa um pouco de lado os eletrônicos, para criar momentos reais de proximidade que serão lembrados para toda a vida.

Fonte: Blog infância

A importância do enfrentamento ao trabalho infantil

Publicado em 15 de março de 2024, às 16:08

De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]

Campanha “Faça Bonito” 2023 – Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Publicado em 13 de julho de 2023, às 09:46

Nos dias 18 e 19 de maio as crianças e adolescentes do Instituto Pró Criança participaram de passeatas e palestras da campanha “Faça Bonito”, que tem como objetivo a conscientização e prevenção do abuso sexual. Recebemos a visita ilustre da Conselheira Tutelar Silmara Coalhato, para a Palestra de Conscientização e Enfrentamento do Abuso e Exploração […]

Assine nossa newsletter






    +55 (18) 3649-8006
    @procriancabirigui
    /procriancabirigui
    Apoio
    2017 - Pró-Criança - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação