Existem vários sinais que podem ajudar os pais a identificar que a criança ou adolescente pode estar sofrendo bullying, como falta de vontade em ir para a escola, choro constante ou ataques de fúria, por exemplo.
Geralmente, as crianças com maior chance de sofrer bullying são as mais tímidas, as que sofrem de alguma doença, como obesidade ou as que usam óculos ou aparelho, por exemplo, devendo os pais estar particularmente atentos a estas características. No entanto, todas as crianças podem sofrer bullying e, por isso, os pais devem desde cedo ensinar a criança a defender-se.
Sinais psicológicos de bullying
A criança ou adolescente que está sofrendo bullying evita contatar com o agressor para não sofrer e manifesta sinais como:
Falta de interesse pela escola, fazendo birra por não querer ir com medo de agressão física ou verbal;
Isolamento, evitando estar próximo dos amigos e família, fechando-se no quarto e não desejando sair com colegas;
Tem notas mais baixas na escola, devido à falta de atenção nas aulas;
Não se valoriza, referindo ser incapaz com frequência;
Ter ataques de fúria e impulsividade, querendo bater em si e nos outros ou atirando com objetos.
Estes sinais indicam tristeza, insegurança e falta de autoestima e, normalmente, o estresse constante também provoca sinais físicos na criança.
Sinais físicos de bullying
Alguns dos sinais físicos que os pais devem estar atentos incluem:
Geralmente, a criança ou adolescente apresenta pelo menos 3 destes sinais. Além disso, alguns adolescentes vítimas de bullying, iniciam o consumo de álcool e drogas, prejudicando a sua saúde.
Como identificar os sinais de bullying
Para identificar se a criança ou adolescente sofre de bullying é necessário:
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]