De modo geral, as crianças podem sofrer com inseguranças ao dormirem sozinhos. Isso ocorre por inúmeros motivos e alguns dos sinais são enrolar para ir dormir, chamá-los pela madrugada, chorar e pedir companhia na hora do sono. Apesar de o acolhimento parecer à solução perfeita para o momento, é importante estimular a autonomia da criança e não se deixar vencer pelo cansaço. Por isso separamos para você algumas dicas que irão ajudar nessa fase infantil. Confira:
Apoio é fundamental
Para combater o sentido nocivo da imaginação das crianças, use a criatividade. Proponha a invenção de um soro anti-monstros, por exemplo. Água e sal podem ganhar superpoderes nessa brincadeira – que, de quebra, vai estreitar os laços entre vocês. Assim, converta uma situação tensa em uma brincadeira e facilite a assimilação dos pequenos.
Use os guardiões do sono
Ajude o pequeno a sentir-se um pouquinho mais seguro durante a noite. Bichos de pelúcia, bonecos ou animais de estimação, mesmo que sejam pequenos podem ser uma rede de proteção. Apresente-os como guardiões do sono. Se pesadelos são frequentes no sono do pequeno, investir na técnica também é uma ótima pedida.
Use exemplos
Conte experiências positivas de amiguinhos ou primos que tinham a mesma dificuldade. Se o medo persistir, que tal bater um papo sobre suas próprias inseguranças e como você as supera?
Acenda a luz
A iluminação do quarto pode conter a imaginação dos pequenos, afinal, torna-se possível ver o que realmente está rolando no ambiente. Se o medo bater na porta, é só abrir os olhos!
Fonte: tricae
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]