É chegado o período mais esperado do ano pelas crianças: as férias escolares! Porém, para algumas famílias esse momento é motivo de muita preocupação.
O que fazer com os filhos em casa? Como administrar os desejos das crianças de aproveitar ao máximo os dias longe da escola com a rotina familiar?
Não existe uma receita, mas uma coisa é certa: mesmo nos dias de folga é preciso manter uma rotina para conseguir administrar esse período.
Elabore com as crianças um planejamento dos dias e semanas que estarão longe da escola, coloque algumas tarefas a serem cumpridas e as atividades que poderão desenvolver em cada dia.
Pense em momentos dentro e fora de casa e, não se esqueça de deixar alguns momentos livres, para que a criança escolha o que fazer.
Insira no planejamento momentos de leitura e estudo, afinal ninguém tira férias de aprender!
Aproveite esse período para ficar mais próximo das crianças e trocar experiências com elas, escolha atividades que consigam desenvolver juntos.
Determine momentos ao ar livre para que possam usufruir das belezas da natureza, na correria do dia a dia deixamos de contemplar o belo, então esse período torna-se perfeito para desenvolvermos esse olhar.
Brincadeiras para as férias escolares
Mas se o jeito for ficar em casa, sugerimos algumas brincadeiras para tornar esse período bem divertido:
As brincadeiras, além de animar as férias, aproximam a família, contribuem para o fortalecimento das relações saudáveis e são excelentes para desenvolver a autoconfiança e autoestima nas crianças.
Brincadeiras saudáveis levam as crianças a desenvolverem sua inteligência de forma criativa e divertida, afinal, férias escolares é momento de brincar!
Fonte: escoladainteligencia
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]