As férias de julho chegaram, e com elas as crianças têm mais tempo para brincar com amigos na vizinhança. Entretanto, uma prática comum nessa época do ano preocupam pais e autoridades: as pipas com linhas enceradas com vidro moído, o popular cerol.
A orientação para crianças e adultos é para soltarem pipas ou papagaios em locais afastados como sítios ou chácaras, a fim de evitar acidentes.
Perigo
O cerol é uma substância proibida feita à base de cola, pó de vidro e outros compostos que são bons condutores de eletricidade. Quem produz o cerol normalmente o faz para cortar linhas de outras pipas. Em contato com a pele, esse composto é capaz de provocar graves ferimentos e levar à morte. Por causa da presença do ferro, as linhas com este tipo de cerol conduzem eletricidade, bastando um único contato com os fios de alta tensão para que a pessoa seja eletrocutada. Mesmo sendo perigosa, a mistura com pó de ferro é utilizada, porém em menor quantidade que a mistura feita com vidro.
Medidas de segurança para soltar pipa:
** Não usar linhas com fio de cobre ou cerol. Só as de algodão são seguras;
** Não soltar pipa perto de fios ou antenas, para evitar choque elétrico;
** Não soltar pipa com chuva ou relâmpagos.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]