Se você já reserva ao menos quinze minutinhos da sua noite para ler com seu filho antes de colocá-lo para dormir, pode até imaginar que está somente cuidando de sua relação com o pequeno. Mas a verdade é que está fazendo muito mais que isso! Além de oferecer mais cuidado, atenção e carinho, com essa atitude você ainda contribui para fomentar o hábito da leitura na criança, o que gera grandes benefícios no desenvolvimento de qualquer indivíduo.
Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança.
Quem cria o costume de ler desenvolve um maior senso crítico, o que será extremamente importante para o progresso intelectual desse indivíduo. Afinal de contas, assim seu filho conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.
A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.
Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário, além de melhorar a gramática, aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.
Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação.
Quanto mais tarde o hábito de leitura for implementado, menos eficientemente os benefícios descritos acima serão incorporados. Assim, a verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças. Os pais podem contar histórias para seus filhos ainda bebês! Se eles estiverem dando seus primeiros sinais de comunicação, que seja apenas balbuciando, já é possível começar a contar as histórias. Nessa fase, só garanta que elas sejam mais curtas e leves. Vá, gradativamente, aumentando a intensidade das emoções e o tamanho das narrativas. Quando menos esperar, seus filhos estarão devorando livros inteiros!
De modo geral, são poucos os pais que se dedicam adequadamente a promover a motivação de que os filhos precisam para lerem mais e melhor. Faça diferente: nada de pensar que a leitura deve ser obrigação apenas da escola! Comece a incentivar essa poderosa prática ainda dentro de casa, deixando que os profissionais da educação apenas a aperfeiçoem! Lembre-se de que os pais possuem um papel crucial no desenvolvimento da rotina literária dos filhos.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]