A internet hoje faz parte do cotidiano de todas as pessoas e está cheia de conhecimento e entretenimento para os nossos pequenos. Mas, é importante tomar alguns cuidados para que a rede não cause danos nas crianças. Pensando nisso, separamos alguns pontos que você deve tomar cuidado quando eles forem navegar na internet.
Celulares
Ao mesmo tempo em que um smartphone pode trazer muitos benefícios para o dia a dia dos pequenos, como contatos com os pais e amigos, ele pode trazer alguns perigos que você deve estar atento. Antes de entregar o aparelho para os pequenos, instale alguns aplicativos de segurança e determine um tempo de uso diário para eles.
Smart TV
Por se tratar de uma plataforma customizada onde o espectador escolhe o que vai assistir, sem a interferência de propagandas, se torna uma boa opção de entretenimento para os pequenos e também para a família.
Consoles de jogos
Vídeo games são ótimas ferramentas para desenvolver o pensamento rápido dos pequenos, mas tudo tem que haver um limite. Muitas horas na frente da TV, ou computador, pode causar vários problemas de saúde físicos e mentais para as crianças.
Mídias sociais
As mídias sociais são uma ótima ferramenta para as crianças se conectarem e se divertirem. Mas atenção, muitas pessoas podem se aproveitar dos perfis dos pequenos para fazer algum mal para eles.
Bullying cibernético
Antigamente, o bullying era percebido na hora por professores ou pais enquanto as crianças estavam brincando e podiam intervir na hora. Mas hoje, infelizmente, esse tipo de comportamento também migrou para a internet já que muitos pequenos ficam online várias horas por dia. Fique atento no que acontece na vida virtual dos seus filhos.
Privacidade
É importante ensinar que não se deve sair clicando em qualquer banner que aparecer na sua tela. Muitos vírus que roubam dados pessoais e bancários se aproveitam dessa tática para invadirem os computadores pessoais.
Conteúdos impróprios
A internet é como se fosse uma mar aberto que você pode navegar para várias direções, mas nem todas são interessantes para os pequenos, certo? Para isso, converse com eles sobre o que é interessante para eles navegarem e, também, instale bloqueadores parentais nos navegadores impedindo os pequenos de acessarem muitos sites que são inapropriados para a idade deles.
Predadores online
O item mais importante deixamos para o final. Muito cuidado com estranhos conversando com os seus filhos. Por mais que a polícia e a justiça trabalhem pesado para identificar essas pessoas, é muito importante você alertar sobre não falar com estranhos e qualquer coisa estranha, avisarem vocês. A segurança virtual deve ser sempre trabalhada dentro de casa.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]