As crianças do Instituto Pró-Criança e de escolas e entidades sociais de Birigui, participaram de uma passeata contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na manhã da última sexta-feira, dia 18. Com faixas e cartazes em mãos, os participantes saíram de frente ao Paço Municipal e foram até a praça Dr. Gama.
O ato foi organizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o objetivo de mobilizar a população para o engajamento na luta contra a violência sexual infantil, bem como divulgar os canais disponíveis para denúncias.
A passeata terminou na praça Dr. Gama com uma roda no entorno das crianças presentes, simbolizando a proteção que merecem. O Creas promoveu à entrega de folders contendo os canais de denúncias e os serviços de atendimento as vítimas, além de um jornal com informações de como proteger as crianças e como perceber os sinais de abuso, por exemplo.
Marcou presença além do Pró-Criança, Conselho Tutelar e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) 2 e 4, Centro Pop, alunos da Escola Municipal Roberto Clark, usuários da Assistência Social, servidores da Secretaria de Educação, além de crianças de entidades sócio assistenciais, como Apae, ADJ, IPIS, Polícia Mirim e Bombeiro Mirim.
Conforme a assistente social responsável pelo Creas, Leadna Cristina Ângelo Cardoso de Sá, 50 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram atendidos entre janeiro de 2017 e abril deste ano. As vítimas e famílias são acompanhadas pela equipe técnica do órgão, composta por assistente social, psicólogo e advogado.
O Disque 100 é a principal arma contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil. O serviço telefônico gratuito funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Denúncias podem ser feitas ainda no Conselho Tutelar de Birigui, pelos telefones 0800-771-8664 e (18) 3644-8664, ou na Guarda Civil Municipal, (18) 3641-8088.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]