Os lanches servem para dar energia à criança entre duas refeições principais. Essa energia tem como objetivo contribuir para um adequado crescimento e desenvolvimento da criança.
As crianças estão em profundo aprendizado e são muito ativas, brincam, correm. O ideal é que a criança faça de dois a três lanches por dia que devem ter cerca de 300 calorias. Devem ser compostos por carboidrato para que forneça energia, gordura para formação do sistema nervoso, proteína para a construção estrutural de músculos e líquido para hidratar.
Um lanche saudável não deve conter energia imediata e ser muito calórico, contendo excesso de açúcar e gorduras. Deve ser fonte de alimentos integrais, proteínas de boa qualidade e muitas vitaminas, minerais e fibras que contribuem igualmente para a produção de energia dentro da célula e também ajudam na prevenção de doenças e deficiências nutricionais.
Para beber, o suco é a melhor opção. Se não for possível preparar um suco natural ou água de coco, pode-se optar pelo industrializado sem corantes, açúcar e conservantes.
– Frutas variadas espetadas em palitos de madeira como morango, melancia, melão, uvas e abacaxi.
– Picolé de fruta caseiro: Sucos de fruta natural colocado em forminhas com palito de picolé levado ao freezer.
– Salada de frutas.
– Uvas soltas (uvas brancas e vermelhas).
– Iogurte natural com frutas frescas e secas picadas.
– Iogurte natural misturado com geleia de fruta adoçado com suco de fruta e farinha de linhaça.
– Shake de frutas com leite vegetal ou iogurte natural e mel. Bata com cubos de gelo para ficar geladinho.
– Legumes laminados como cenoura, aipo, pepino e tomate e acompanhado de molho feito com iogurte natural, cottage ou pasta de grão de bico. As crianças vão adorar mergulhar os palitinhos no molho. Essa é uma ideia crocante e que desperta a curiosidade.
– Refrigerantes devem ser abolidos. Não são nutritivos, são ricos em açúcar e sódio e contém aditivos químicos como corantes, conservantes e estabilizantes que podem causar alergias.
– Biscoitos recheados são ricos em açúcar e geralmente contém gorduras trans, maléficas para a saúde.
– Salgadinhos industrializados como batatas chips são ricos em sódio, gorduras e pobres em vitaminas e minerais.
– Salgados fritos são ricos em sódio, gorduras e calorias.
– As famosas bisnaguinhas são repletas de açúcar, algumas ainda contém gordura trans e glutamato monossódico. A bisnaguinha tem o dobro de gordura do que o pão de forma tradicional! Por isso, é importante ter atenção e ler os rótulos.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]