Como ensinar sobre o amor aos adolescentes

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 17:15

Ensinar sobre o amor, principalmente aos adolescentes, exige respeito, paciência e compreensão sobre o assunto. No caso, compreender o que é o perfeito amor, já que o amor é um dos sentimentos mais almejados por todos os seres humanos, talvez porque ele seja a porção mágica da felicidade, como diz o escritor Mário Quintana: “Espalhe que o amor não é banal. Embora estejam distorcendo o sentido verdadeiro dele nos tempos modernos de hoje, ele existe e é o ingrediente mais importante da vida, a própria porção mágica da felicidade.”

Não existe uma maneira mais eficiente de se ensinar sobre esse amor ao adolescente do que contar histórias e experiências vividas pelos próprios pais, como também por familiares e amigos, porque essas histórias serão como um cenário de um filme na mente deles e será mais fácil de serem lembradas por eles. O exemplo dos pais é de fundamental importância também, porque com seus exemplos de erros e acertos, seus filhos saberão reconhecer o verdadeiro amor em sua pureza. Desse modo, o adolescente distinguirá o amor da paixão desenfreada e aprenderá a proteger-se contra as avalanches das paixões e confusões mentais pelas quais muitos dos adolescentes passam por não conhecerem o verdadeiro sentimento do amor, e por fim, acabam entrando em tristeza e frustrações.

É natural que muitos pais, quando vão ensinar seus filhos, fiquem nervosos ou ansiosos, porque se preocupam como vão abordar o assunto e o que devem dizer, até porque em alguns casos, seus filhos já estão envolvidos em algum tipo de relacionamento e não sabe discernir se é amor ou algum outro sentimento. É importante que, nesse momento, o pai ou a mãe demonstre coragem, mais paciência e respeito pelo sentimento de seu filho para que ele possa sentir seu amor e tenha maior disponibilidade de conversar com você sobre o assunto. Para os pais que não estão nessa mesma situação, eles precisam saber que quanto antes conversarem com seu filho adolescente, o amor será melhor. Não será numa única conversa que você vai ensinar tudo sobre o amor, mas em muitos momentos do cotidiano do adolescente.

Vamos ver alguns passos que podem ser seguidos e ajudarão vocês, pais, a falarem sobre o amor com seu filho:

Aprenda sobre o amor

Todo pai precisa aprender sobre o que é o amor, ninguém vai ensinar o que não sabe e o que não prática. Busque em livros, sites na internet que falem o que é o amor em sua dimensão. Sugestões de livros para ler: Amor, sentimento a ser aprendido de Walter Trobisch; o livro deI Coríntios 13 na Bíblia sagrada tem uma definição sobre o verdadeiro amor.

Explique para ele que o amor é além de tudo amar-se e não se anular apenas e fazer só a vontade da outra pessoa, porque o verdadeiro amor preocupa e respeita a opinião e a vida da outra pessoa e não satisfaz apenas seus caprichos.

Amor é também amizade

Fale para ele que amor é também amizade. Seja amigo de seu filho, não cúmplice. “Filhos. Ame-os, oriente, ajude e sempre seja seu amigo, eles são eternos.” (Autor desconhecido)

Seja um exemplo de amor, servindo aos outros ao seu redor, para que seu filho veja seu exemplo e você possa falar para ele descontraidamente: “Filho, amar também é servir ao próximo!”

Reserve um tempo para que seu filho sinta o amor

A família de um amigo meu, em algumas vezes nos anos, fazia o tempo para o amor. Os pais reuniam todos os seus filhos em um acampamento, eles passavam o tempo brincando juntos e observando a natureza. À noite, eles se reuniam e o pai da família recitava uma benção individual para cada filho com palavras amorosas e expressando os melhores sentimentos do coração. Nesse momento, ele explicava que os amava com suas ações.

Agora é sua vez. Converse ou tente iniciar o hábito de conversar para que se aproximem um pouco mais com seu adolescente ainda hoje. E não desanime se a primeira tentativa falhar. Você notará que dessa prática nascerá mais união, ele se sentirá mais amado, e muitos sentimentos negativos serão evitados.

Fonte: Portal Família

Edital de Fomento – PROCESSO Nº SEDS-PRC-2024/00067

Publicado em 03 de julho de 2024, às 11:34

TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]

A importância do enfrentamento ao trabalho infantil

Publicado em 15 de março de 2024, às 16:08

De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]

Assine nossa newsletter






    +55 (18) 3649-8006
    @procriancabirigui
    /procriancabirigui
    Apoio
    2017 - Pró-Criança - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por: DLS/ Comunicação