O banho é um momento muito especial na vida dos bebês, principalmente quando eles começam a brincar e interagir ativamente.
Todas as mães, adoramos compartilhar desse momento tão vincular, colocamos vários brinquedinhos macios para serem explorados e fazer dessa hora uma grande diversão. Porém, o que a gente não imagina é que esses brinquedos armazenam um pouco de água dentro deles, e acabam se tornando uma fonte de fungos e bactérias perigosas, que podem agravar quadros de alergias respiratórias, diarreia, febre e dermatite.
Quais os perigos?
Os bebês conhecem o mundo através do contato oral, por isso eles levam tudo a boca. O perigo está justamente nessa característica, ao levar estes brinquedos a boca podem ingerir a água acumulada ao longo do uso e que se tornou contaminada, já que foi armazenada indevidamente dentro. A maioria desses brinquedos são feitos em material de cor sólida, o que dificulta perceber qual o estado do seu interior.
A água contaminada pelo acúmulo de resíduos do banho (restos de comidinhas, sabonete, xixi, baba, etc), rapidamente se transforma em uma aglomeração de fungos e bactérias que pode prejudicar ainda mais a sensibilidade de crianças propensas a alergias respiratórias e desencadear crises de asma, rinite, febre, e até mesmo uma dermatite e diarreias.
Como e com que frequência devemos limpar esses brinquedos?
Após o banho dos pequenos é preciso retirar todos da banheira e apertar para sair o excesso água, enxugar e deixar em ar livre. Lavar quinzenalmente com água corrente e sabão neutro. Se você notar que a água de dentro sai suja, melhor fazer como é jogar fora.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]