O costume da leitura é um dos maiores presentes que uma criança pode receber. O ato de ler abre novos horizontes para o desenvolvimento do indivíduo e seus benefícios intelectuais e de apoio ao aprendizado escolar são proporcionais ao prazer de desbravar novos mundos pela imaginação.
Crianças que desde cedo são estimuladas a folhear livros, frequentando livrarias e bibliotecas e desenvolvendo a leitura como parte de sua rotina, naturalmente desenvolvem o prazer pelos livros. Segundo Ana Vasconcellos, educadora e pesquisadora, dentre os muitos pontos que ressaltam a importância da leitura para os alunos estão o desenvolvimento das habilidades de interpretação textual, da escrita e criatividade.
Ressaltando a relevância do desenvolvimento como habilidade proveniente da escrita, a educadora salienta a importância da ampliação do vocabulário. “Quanto mais cedo uma criança escuta palavras de variados campos semânticos e fonéticos, mais repertório ela terá, tanto em suas conversações, quanto nas atividades escolares. Consequentemente, essa criança também terá boas habilidades ortográficas e desenvolverá sua escrita de forma mais completa, uma vez que terá abundância de visualização das palavras e familiaridade com formações textuais adequadas ao padrão normativo da língua”.
A pesquisadora ainda destaca que o desenvolvimento da criatividade é imprescindível, pois por meio da leitura o universo da criança se expande e ganha novas dimensões. “Bons livros estimulam a imaginação, aguçam a atenção aos detalhes das narrativas e ao som rítmico das palavras. Tudo isso gera riqueza de ideias e, portanto, um melhor aproveitamento das atividades escolares” – afirma.
Fonte: Mackenzie.
TERMO DE FOMENTO QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, E A INSTITUTO EMPRESARIAL DE APOIO A FORMACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE – PRO-CRIANCA, DE BIRIGUI, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DA REALIZAÇÃO […]
De acordo com o relatório “Estimativas globais de trabalho infantil: resultados e tendências 2020”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas do trabalho infantil durante o ano de 2020. A estatística demonstra a importância de uma iniciativa de enfrentamento ao trabalho infantil a nível global. […]